quinta-feira, 12 de julho de 2018

NA PRÓXIMA TERÇA, 17, SERÁ FERIADO MUNICIPAL DE CUITÉ, CUJA FUNDAÇÃO COMPLETARÁ 250 ANOS

                          Igreja Nossa Senhora das Mercês
Na próxima terça-feira. dia: 17 de julho, será feriado na cidade Cuité, completando 250 anos de sua fundação. O dia da fundação da cidade de Cuité começou após a construção de uma Capela na serra de Cuité, em 17 de julho de 1768. Não confundir com a emancipação política do município, que significa zona rual e zona urbana.

Recepção aos feras da UFCG, campus Cuité, 2018.1
Diretor Justino e vice-diretor Marciano
Leia mais

A seguir destacamos um texto sobre a fundação de Cuité escrito por Isaac Leite


Cuité, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Curimataú Ocidental e pertencente a Região Metropolitana de Barra de Santa Rosa. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 24.900 habitantes. Área territorial de 758 km².


Segundo historiadores, foi no dia 17 de julho de 1768, que Caetano Dantas Correia e sua esposa Josefa de Araújo fizeram a doação de meia légua de terra na então chamada Serra de Cuité para a construção da Capela de Nossa Senhora das Mercês. 

Este documento é considerado a Certidão de Batismo de Cuité, pois foi através da capela que começou o povoamento da região. Alguns monumentos e documentos reafirmam a data de 17 de julho como a data de fundação do município de Cuité, a exemplo do monumento encontrado na Praça Cônego José de Barros, ao lado da Igreja Matriz, em homenagem a passagem do Bicentenário do Município de Cuité, bem como a Lei Municipal nº 729/2008, de 06 de agosto de 2008, que declara feriado o dia 17 de julho, tendo como base relatos de historiados locais que afirmam ser a data de fundação do território de Cuité. 

Em 1704, foi doada a primeira sesmaria do lugar, solicitada pelo Conde de Alvor Na mesma época, Caetano Dantas Correia recebeu a data Lagoa do Cuité. Acompanhado do seu irmão Simplício Dantas Correia, iniciaram a povoação e construiu a capela Nossa Senhora das Mercês, ficando a mesma subordinada à freguesia de Caicó, no Rio Grande do Norte, até 1801.


 Feira do agricultor, ao lado da igreja matriz de Cuité. Neste mesmo espaço é armado o pavilhão durante a festa da padroeira Nossa Senhora das Mercês. Foto do prof Rafael em março de 2018.
                          Professor Rafael e Everaldo, organizador da feira do agricultor.
                                                                 2016


                                          Auditório do CES-UFCG




Recepção aos feras da UFCG, campus Cuité, 2018.1



















Nenhum comentário:

Postar um comentário