segunda-feira, 3 de julho de 2017

Certificado de Ensino Fundamental e Médio através das Provas do Encceja 2017


Encceja 2017 Quem pode fazer?

Exame nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos é uma prova que dá a chance dos alunos que não terminaram o estudo de concluir através de uma prova. Até o ano passada a certificação era feita através do Enem, porém segundo o Inep de todas as edições que certificavam os estudantes menos de 10% eram aprovados, ou seja, não conseguiam pegar o certificado de conclusão do ensino médio.

Encceja 2017 Quem pode fazer?

A partir deste ano o Encceja voltou a ativa e passa ter esta responsabilidade com os estudantes. Além da prova ser mais fácil, porém com a mesma competência do Enem a prova é gratuita e é aplicada no Brasil e no Exterior.
O Encceja aplica exame para quem quer concluir o ensino fundamental e médio. Para isso tem que ter alguns requisitos como:

  • Não ter concluído o estudo
  • 15 anos completos para o Encceja ensino fundamental
  • 18 anos completos para o Encceja ensino médio

Inscrição Encceja 2017

Para se inscrever no Encceja 2017 você tem que entrar no portal oficial para inscrições no exame Nacional e criar login e senha entre o dia 07 de agosto até 18 de agosto de 2017. Como já dito o Exame Encceja é gratuito então não tem que comprovar renda ou outras burocracias, o que torna a nossa vida bem mais fácil não é mesmo?
Os documentos necessários para a inscrição são apenas o básico, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e do pai, endereço, telefone, escolaridade e CPF e RG. Com essas informações preenchidas você já está inscrito no Encceja 2017.

Encceja 2017 Exame

Como já dito antes o Encceja 2017 é aplicado tanto no Brasil quanto no exterior, em diversos países, para ambos a regra é a mesma e data também. O Encceja 2017 contém 04 cadernos, com 30 questões de múltipla escolha. Cada caderno tem um valor de 200 pontos e a redação 100 pontos.
Para conseguir a certificação o estudante tem que atingir a pontuação mínima de 50% em cada caderno e 50% do valor total da redação. Caso não consiga 50 % em todos os cadernos, você pode optar por pegar o certificado de declaração de proficiência, o que te ajuda a eliminar as matérias que foram aprovadas no Encceja 2017.
A prova do ensino fundamental, tanto no exterior quanto no Brasil é cobrado os seguintes cadernos:
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.
  • Redação.
Já o Encceja ensino médio, tanto no exterior quanto no Brasil é sobrado da seguinte forma:
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Redação.
Encceja 2017 será aplicado no dia 08 de outubro de 2017, ambos no mesmo dia, ao contrário do Enem o Encceja é dividido em turno e não em dia. Ou seja, são dois cadernos no período da manhã e mais dois cadernos e redação no período da tarde.
O Encceja 2017 vai ficar então dividido da seguinte forma:
O edital Encceja 2017 ainda não foi lançado para saber como vai ser dividido o tempo, o mesmo está previsto para ser lançado no dia 24 de julho de 2017.
Encceja 2017 é uma novidade para muitos, então é importante que comece a estudar desde já, mesmo porque você ainda vai ter a chance de fazer o Enem 2017.
Crie uma rotina de estudo e sempre comece com as matérias que você mais tem dificuldade, sabemos que não é fácil mesmo por que muitos estão longe da sala de aula já alguns anos. Mas pode ter certeza que o retorno do estudo é bem maior que imaginamos.
Boa sorte!
Blog rafaeralg com Onildo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário