quarta-feira, 5 de abril de 2017

Inscrições abertas para a XVI Brazilian School of Cosmology and Gravitation

A 16ª edição da Brazilian School of Cosmology and Gravitation (BSCG) está com as inscrições abertas.
O evento será realizado entre 10 e 21 de julho deste ano, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).
O prazo para inscrição por meio do site – com preço especial – termina em 10 de junho próximo. Para se inscrever:https://www.ceacbrasil.com/bscg/registration/
Serão oferecidos 10 cursos e diversos seminários avançados. A lista completa:https://www.ceacbrasil.com/bscg/schedule/
Para se manter atualizado sobre o evento: ceacbrasil.com/bscg 

A escola
Os cursos e seminários avançados abordarão tópicos que vão de matéria escura e lentes gravitacionais a buracos negros e modelos cosmológicos.
Todas as atividades são em inglês – a BSCG é uma escola internacional que conta com a participação de pesquisadores e alunos estrangeiros.
Da programação, constam cursos de cinco, três e duas aulas, cada uma delas com duração média de uma hora. Os seminários avançados são de dois tipos, segundo a duração: uma hora e meia hora.

Banner da 16ª edição da Brazilian School of Cosmology and Gravitation
(Crédito: Divulgação/BSCG)

A BSCG é uma iniciativa do Centro de Estudos Avançados de Cosmologia (CEAC) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Com periodicidade média de dois anos, a BSCG – criada em 1978, como Escola Brasileira de Cosmologia e Gravitação – organiza cursos e seminários de formação e atualização de pesquisadores do Brasil e do exterior. Também participam do evento, como expositores, cientistas de vários países.

Reciclagem, debates e formação
A BSCG revelou-se importante fator de aglutinação e reciclagem de pesquisadores da área, bem como local de oportunidade para debates e formação de novos grupos de pesquisa – em especial, no Brasil.
A BSCG tem um comitê internacional de grande representatividade científica, o qual é atualmente constituído dos seguintes membros: Edward Kolb (Universidade de Chicago e Fermilab, EUA); Vitaly Melnikov (Centro para a Gravitação e Metrologia Fundamental, Rússia); Alexander Dolgov (Instituto Nacional de Física Nuclear, Itália); Bahram Mashhoon (Universidade do Missouri, EUA); Ugo Moschella (Universidade de Insubria, Itália) e Mario Novello (Coordenador, CEAC/CBPF).
A cada edição da BSCG corresponde uma publicação editada ou pelo American Institute of Physics (Nova York), ou Cambridge University Press (Reino Unido).
Leia mais
Reconhecimento internacional
Hoje, as atividades da BSCG são reconhecidas pela comunidade científica internacional como eventos de excelência e tidas como um instrumento fundamental no treinamento especializado em nível de doutorado e pós-doutorado de jovens pesquisadores – especialmente, brasileiros e latino-americanos.
As edições da BSCG também promovem a integração entre pesquisadores, possibilitando a eles compartilhar suas visões sobre princípios fundamentais e questões de fronteira.

Blog rafaelrag com o portal do CBPF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário