segunda-feira, 4 de março de 2013

O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO POLO MRS-UAB EM ALAGOA GRANDE AINDA ESTÁ SEM FUNCIONAR


Membros do Parlamento Cidadão do GEMAG-Grupo de estudos Multidisciplinar de Alagoa Grande visitaram pela primeira vez o polo MRS, no último sábado. O professor Rafael e a professora Roseana Palmeiras, coordenadora do polo MRS, fizeram alguns esclarecimentos. Na foto acima estão Bibiu, Roseana, Rafael, Marlene e Marcelo. Segue abaixo algumas dificuldades enfrentadas para fazer funcionar o laboratório de matemática, desde o início da aquisição de equipamentos mobiliários.

Alunos do curso de Matemática  

Professora Lourdes da rede de ensino municipal está sentada entre os alunos de Alagoa Grande regularmente matriculada no curso de Licenciatura   em  Matemática da UFPB, no polo Manuel Rodrigues da Silva (MRS) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoa Grande. Nessa turma tem também outros alunos de Alagoa Grande, Marinlene Rodrigues, Francisco Chaves e Cornélio. O polo MRS-UAB tm dois tutores presenciais de Matemática: Fábio Marques de Alagao Grande e Vanlex de Campina Grande. Há tempo que está sendo montando um laboratório de matemática e ainda não foi inaugurado. 
Em fevereiro de 2011, o professor Rafael Rodrigues, como coordenador do polo MRS-UAB recebeu do MEC por meio da UFPB-VIRTUAL mesas, cadeiras giratórias, armários de aço com 2 portas, estantes de aço, papel de ofício, cd´s, dvd´s. No mesmo dia o professor Rafael conseguiu resgatar 20 microcomputadores Intel devolvidos pela gestão municipal em 2008. Recebeu também vários brindes da UFPB: resmas de papel, DVD's, CD's, etc.

                                          Professor Rafael com o tutor Fábio Marques, na 1a. 
                                          Semana de Ciências e Tecnologia do polo MRS-UAB
                                Tutores Lenivaldo (Ciências Naturais), Vanlex (Matemática) 
                                 e o professor Rafael. Lenivaldo não é mais  tutor no Polo MRS.
Por que esperar se podemos resolver?

O ex-prefeito Bosco Júnior (BJ) autorizou um motorista e dois ajudantes para colocar os equipamentos em cima do caminhão. Mas, após um atraso de uma hora o professor Rafael Rodrigues perguntou ao motorista Daniel de Zumbi se ele toparia ajudar para colocar os equipamentos doados em cima do caminhão e ele respondeu que sim. Neste caso, eles foram até ao campus I da UFPB, em João Pessoa, chegando lá às14:50h, para pegar os equipamentos e contaram também com a ajuda do ex-técnico de informática do polo MRS-UAB de Alagoa Grande, Martim, que já estava aguardando no campus da UFPB em João Pessoa.
Um professor amigo do professor Rafael ao ver aquela cena em cima do caminhão fez o seguinte comentário: Oi Rafael, o que está acontecendo parece até que você está fazendo um biscaite. O professor Rafael, que tem um bom humor continuou colocando os PC´s em cima do caminhão e respondeu dizendo que é para a vida melhorar.
Ao viajarem para João Pessoa foi deixado vários recados do professor Rafael para que fosse transmitido ao ex-prefeito BJ que estava em João Pessoa, para providenciar dois ajudantes para colocar a carga em cima do caminhão, que parece não ter sido avisado.
Somente quando o caminhão já estava retornando, passando pelo município de Juarez Távora, a 18km de Alagoa Grande, o ex-secretário de educação, professor Marcus Alves, às 18:30h, ligou para o celular do motorista Daniel, estavam na cabine do caminhão também o professor Rafael e Martim, informaram que já estavam retornando com a carga completa e ao chegar no CAIC seria necessário de ajudantes para retirar a carga. Mais uma vez não foi providenciado e quem ajudou a colocar a carga em baixo foram alguns dirigentes do futebol amador que iriam participar de uma reunião sobre a copa verão de futebol de Alagoa Grande.   
Em 28 de novembro de 2011, com a vistoria do consultor Frederico da Capes foi conseguido uma pequena sala no CAIC para funcionar o laboratório de Matemática. Desde abril de 2011 o professor Rafael vinha reivindicando este espaço ao ex-secretário de Educação e a professora Emília, ex-diretora do CAIC.
Ficam as perguntas por que ainda não foram disponibilizados os PC’s resgatados para os estudantes da UAB?
Por que os alunos do curso de matemática ainda não tiveram acessos ao laboratório, um espaço para estudo e  pesquisa? Por que ainda não foram retiradas da biblioteca do polo MRS-UAB, a mesa e as cadeiras do laboratório de matemática. Por a biblioteca  ainda não está com o acervo de livros adequados para a leitura e pesquisa? 

São esses e outros questionamentos que os estudantes fizeram sem obter as respostas da coordenação do polo MRS. Isto não deveria está acontecendo se o ex-prefeito BJ tivesse um fiscal dos atos administrativos do gestor da educação. Esse papel de fiscalizar é também de responsabilidade dos vereadores do município de Alagoa Grande, que deviam se preocupar também com o polo MRS-UAB.

                                                     Mesa do laboratório de matemática

                                          PC' resgatados e colocados na biblioteca




POLO DA UAB DE MARI INAUGUROU O SEU LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
            
Enquanto reinou a inércia na fiscalização do polo MRS-UAB, o polo da UAB em Mari  inaugurou, no ano passado, o seu laboratório de matemática. Parabéns para o prefeito daquele município que vem acompanhando de perto e atendendo as demandas do polo para o melhor funcionamento.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário